Família: projeto de Deus

Família: projeto de Deus

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oficina Laboratório de Matemática

1 - RELATÓRIO DA OFICINA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

A fim de repassar aos Assessores e Professores de Matemática, Química, Física e Biologia do Ensino Médio as práticas e metodologias adquiridas na Oficina ocorrida nos Laboratórios da Empresa Brink Mobil, em Curitiba - PR, aconteceu nos Pólos de Dianópolis, Palmas, Guaraí e Araguaína, uma oficina no Laboratório de Matemática e Ciências.
Iniciou-se com a apresentação da equipe com a participação de todo o grupo abordando os objetivos, as metodologias e o desenvolvimento a serem ministrados no decorrer da Oficina. Logo após a discussão a equipe foi divida por disciplina, iniciando a Oficina específica.

Durante as oficinas foram capacitados todos os assessores das regionais de ensino que atendem professores das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia e professores que atuam nas unidades escolares, da sede da regional, que possuem os laboratórios, totalizando:
· 13 Assessores e 10 Professores de Biologia;
· 20 Assessores e 11 Professores de Matemática;
· 16 Assessores e 10 Professores de Física;
· 11 Assessores e 16 Professores de Química.
Tanto os Assessores quanto os Professores serão multiplicadores da Oficina com os demais professores que atuam nas escolas que possuem os laboratórios.

2- PONTOS POSITIVOS

· Integração entre Assessores de Química, Física, Biologia e Matemática;
· Apoio da Diretoria do Ensino Médio e Coordenadoria de Currículo na realização dessa Oficina;
· Participação, interação com o grupo de assessores e professores cursistas, pontualidade e aplicabilidade da metodologia utilizada na Oficina dos professores;
· Explanações dialogadas, demonstrações vivenciadas e atividades práticas;
· Número reduzido de participantes, proporcionando assim uma maior interação entre o grupo e maior aprofundamento nas práticas;
· Diversas práticas relacionadas aos conteúdos do alinhamento de conteúdos básicos/mínimos;
· Apresentações de instrumentos com atividades práticas pertinentes a todas as disciplinas;
· Participação efetiva de todos dos Assessores e Professores no desenvolvimento das atividades propostas;
· Integração e socialização nas discutições das práticas pedagógicas, com grande preocupação em relação à melhoria da qualidade do trabalho que desenvolvem;
· Discussão de uma proposta metodológica para o acompanhamento dos assessores das Regionais na efetivação do uso desses laboratórios, como também o registro e divulgação da produção dos professores e alunos;
· Receptividade de alguns Coordenadores (as) e Assessores (as) dos pólos;
· Acompanhamento sistemático por parte dos Assessores de Matemática e Ciências da Seduc aos Assessores das DRE;
· Compromisso dos Assessores na multiplicação dessa Oficina.

3- PONTOS A MELHORAR

· Apoio logístico da Diretoria Regional de Ensino de Palmas no sentido de valorizar as formações oferecidas, incentivando a equipe a participar mais efetivamente;. Diferente das demais Diretorias, a DRE de Palmas não auxiliou efetivamente a Secretaria/Sede com apoio logístico, por exemplo, na devolução do Laboratório á Unidade Escolar cedente conforme combinado anterior ao evento. Não houve também participação de Assessores responsáveis que acompanham as disciplinas de Química e Física e na oficina de Matemática ultrapassou o número sugerido de participantes enviando Assessores do GESTAR que não faziam parte do público da oficina.
· Condições de transportes, uma vez que o veículo disponibilizado para capacitação no pólo de Guarai não supriu a necessidade da equipe uma vez estava transportando equipamento que não couberam no veiculo tendo que dividir a equipe sem prévio planejamento o que atrapalhou o inicio da capacitação.
· Liberação da diária antes do dia da capacitação;
· Organização prévia da Oficina, nas próximas capacitações melhorar a comunicação com a DRE de modo que as orientações encaminhadas via oficio/email sejam satisfatoriamente entendidas.


4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acreditamos que com essa iniciativa, os Professores de Matemática e Ciências despertarão o interesse para a prática ilustrativa e, consequentemente, para a utilização e conservação do laboratório, acompanhamento sistemático para verificar a efetiva utilização dos laboratórios, bem como incentivar outros Professores a renovarem suas metodologias com os recursos que os laboratórios oferecem.
O acompanhamento sistematizado é importante para avaliar a necessidade de futuras oficinas, devido à rotatividade dos professores, principalmente dessa área do conhecimento, em que muitos ministram aulas fora de sua licenciatura.


5 - DEPOIMENTOS DE ASSESSORES E PROFESSORES CONSTADOS NAS AVALIAÇÕES:
MATEMÁTICA.

· Proveitosa, porém necessita de mais tempo, para juntos elaborarmos atividades para ser aplicadas em sala;
· Estar mais juntos para realização de novas oficinas e troca de experiências;
· Material com mais utilidades para o Ensino Fundamental;
· Boa dinâmica e manuseio de material;
· Que num próximo encontro todas as escolas já tenham recebidos os LDMs;
· Bom, pois usamos os materiais resolvendo algumas atividades;
· Superou as expectativas, agora me comprometo em realizar as oficinas nas Unidades Escolares e acompanhar o trabalho dos professores;
· Oportunidade de crescimento profissional;
· Conhecer os instrumentos do laboratório foi muito enriquecedor, agora posso ajudar meus professores com mais segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta Curricular-Ensino Médio