> O Tempo, 17/08/2010 - Belo Horizonte MG
JOSÉ GERALDO VIDIGAL DE CARVALHO
Da Academia Mineira de Letras
Não se pode conceber uma sociedade na qual reinem a paz e a imperturbabilidade sem uma boa escola e uma família bem estruturada. A escola é o prolongamento do lar e necessita não apenas oferecer alta qualidade de ensino, mas, outrossim, uma formação que proporcione à pátria jovens civilizados. Há queixas não apenas de colégios mantidos pelo Estado e pelas prefeituras, mas também de estabelecimentos particulares depauperados, onde faltam equipamentos, bons mestres e uma área ampla na qual os alunos possam estar nos intervalos de aulas sem promover alaridos e aglomerações que agridem o bom convívio e o bem-estar individual. Sem uma excelente infraestrutura é impossível ministrar às crianças e aos jovens o autêntico senso de polidez que conduz a uma conduta digna de seres humanos.
Muitas vezes, se esquece do papel importantíssimo dos instrutores de educação física na reta orientação de suas turmas. Alguns confundem alegria com gritaria, fazendo, inclusive, vista grossa aos palavrões que tanto denigrem pessoas bem-criadas. Nada mais promissor para a sociedade do que crianças e jovens que frequentam as boas escolas - felizmente, tão numerosas por toda parte. São aquelas que, além de possuírem dependências adequadas e recursos didáticos atualizados, ministram sólida formação. Respeitam os vizinhos, não colocando aparelhos de som a toda altura.
Escolas modelares têm professores que, respeitando o perfil caracterológico de cada um, não o contemplam massificado no grupo. Agem sempre com firmeza, mas com rara suavidade e fino trato. Motivam os alunos a bem aprenderem para a vida, mostrando que um futuro risonho fatalmente raiará para quem desenvolve suas qualidades. Levam os alunos a procurarem as soluções para qualquer questão, numa participação ativa. O bom professor ama sua profissão e se entusiasma dia a dia, mais e mais, pelas suas atividades. Não é um simples funcionário preocupado com o que recebe no fim do mês. Procura se atualizar, dominando o conteúdo ministrado.
Três dons, sobretudo, deve possuir o mestre competente: autenticidade, consideração para com os alunos e empatia com os mesmos, como bem ensina a psicologia humanista. São carismas decisivos para que haja ótima formação na escola. Um colégio com tais professores está isento de vandalismo, e os que nele estão matriculados se apresentam por toda parte como cidadãos educados, civilizados, corteses, que respeitam os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário