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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SALTO-Sistema de Avaliação


Mário Vianna Lourenço Bonifácio e Danilo Melo e a presidente da ATM, Manoel Silvino, apresentam dados do SALTO.
Ao apresentar dados do SALTO, Danilo se diz preocupado com a educação e que problemas se concentram na gerência de recursos
Durante coletiva de imprensa na secretaria da Educação, o secretário Danilo de Melo apresentou os índices que o programa SALTO arrecadou após realizar uma avaliação geral de todas as escolas municipais e estaduais do Tocantins. Apenas 97% das escolas atingiram média, 4,0 numa escala de zero a dez. O secretário se diz preocupado com a situação e aponta problemas.
O secretário de Educação do Estado, Danilo de Melo, apresentou durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 10, os índices da avaliação realizada pelo programa SALTO - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins. Segundo o secretário, a situação da educação no estado é preocupante e a má gerência dos recursos por parte das escolas ligada a falta de eficiência do quadro de professores são os principais problemas.
“Um dos principais problemas está na intervenção do professor, porque os professores tem dificuldade em avaliar. Não fazem avaliação mais técnica e científica, mais descritiva. Precisamos melhorar a qualidade de avaliação do professor. A formação continuada destes profissionais devem ser mais sistêmica”, diz Danilo de Melo.
As provas foram aplicadas no período de 24 de maio a 10 de junho em todos os 139 municípios do Tocantins. No total, 52.548 alunos fizeram o exame e apenas uma escola em todo o Estado atingiu a média 5,0 numa escala de zero a dez. O resultado é de que 97,12% das escolas não alcançaram a nota 4,0 e os piores índices são das escolas estaduais, especificamente no período escolar do ensino médio.
O secretário de Educação se mostrou bastante preocupado com os números apresentados durante a coletiva. “Estamos muito preocupados com a educação no Tocantins. Existe um grande esforço do contribuinte, mas o aproveitamento desse esforço ainda não é o desejado. É preciso que nós repensemos a formação dos professores e tornemos mais eficaz a gerência dos recursos. O nosso estado oferece o segundo melhor salário do país aos professores, então este não é o problema”, explica.
Danilo de Melo ressaltou, ainda, que o governo já se programou para tomar iniciativas para combater os baixos índices apresentados pelo SALTO. “Nós confeccionamos um material didático de língua portuguesa e matemática que irá auxiliar os professores durante o processo de aprendizagem. Esse material foi feito pelos técnicos da própria pasta da Educação, o que gerou grande economia. A empresa que cobrou menor preço para realizar este serviço o faria por R$ 45,00 por aluno e nós o fizemos por R$ 3,97 por aluno”, conclui o secretário.
Escolas em destaque
As escolas com os melhores índices no 5º ano do ensino fundamental foram: Escola Estadual São José de Dianópolis com nota 8,80 e Escola municipal Casemiro Ferreira Soares de Araguaína com média 8,61. No 9º ano a Escola Educandário Evangélico Ebenezer de Gurupi com média 6,43. No ensino médio o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Porto Nacional e a Escola Estadual Darcinópolis de Buriti do Tocantins obtiveram 5,26 e 4,42 respectivamente.

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